domingo, 27 de dezembro de 2009
As iniciativas relacionadas com a oposição ao TGV em EH não param
Uma das mais recentes foi a apresentação em Tafalla (Nafarroa) da obra TAV, las razones del no, publicada pela Txalaparta, a que já aqui fizemos menção anteriormente. Trata-se de uma obra colectiva em que profissionais de diferentes áreas expõem as suas razões e argumentos contrários à construção do TGV e, em concreto, ao projecto do «Y basco» e do corredor navarro de alta velocidade ferroviária.
Na quarta-feira passada, o livro foi apresentado na Casa de Cultura de Tafalla, numa sessão organizada pela Sociedade de montanha Alaitz, apoiada pela Assembleia popular de Tafalla contra o TGV. Iñaki Bárcena, co-autor e coordenador da obra com Josu Larrinaga, ambos professores da UPB, e que era para estar presente na sessão de apresentação, não pôde comparecer, sendo substituído por Luis Iriarte, outro dos colaboradores na obra.
Na sua intervenção, Luis Iriarte afirmou que «neste livro colaboraram e escreveram artigos vários professores universitários, sindicalistas, ecologistas e muitas outras pessoas, que expuseram e deixaram claras as razões para a nossa oposição ao TGV». Na sua opinião, «a desinformação que prevalece em grande parte da sociedade basca sobre este projecto é preocupante; o TGV representa uma despesa pública enorme e não cumpre os requisitos sociais e ambientais mínimos para ser considerado aceitável».
Há muitos outros aspectos a salientar nesta intervenção, que podem ser confrontados em:
http://euskalherria.indymedia.org/eu/2009/12/65524.shtml
Mais informação sobre actividades de oposição ao TGV em Euskal Herria em:
http://www.ahtgelditu.org/