sábado, 19 de dezembro de 2009

Grande manifestação em Bilbau a favor do «Euskaldunon Egunkaria»


Com a presença da maioria dos sindicatos e partidos políticos, cerca de 25 mil pessoas manifestaram-se em Bilbau a favor do Euskaldunon Egunkaria e em solidariedade com os cinco arguidos no processo.

Com a presença da maioria dos sindicatos e partidos políticos, teve lugar em Bilbau a manifestação a favor do Euskaldunon Egunkaria. A marcha partiu pouco depois das 17h com o lema «Egunkaria libre!».

A cabeça da manifestação chegou à Câmara Municipal de Bilbau por volta das seis da tarde. Joan Mari Torrealdai leu o comunicado final, no qual se exigiu a absolvição dos cinco arguidos no julgamento que se iniciou esta semana na Audiência Nacional espanhola. Agradeceram ainda o apoio recebido tanto nestas últimas semanas como nos últimos sete anos por parte da sociedade basca, bem como pelos sindicatos, partidos políticos, organizações sociais e diversas instituições.

«Juntamente com o euskara, agrediram-nos também a nós todos, que somos euskaldunes; agrediram o único periódico do mundo que se publica em euskara; a identidade que o euskara confere aos euskaldunes, o idioma que os bascos amam...; por isso, os cidadãos disseram 'já chega' há sete anos. E, como naquela altura, agora também», afirmou Torrealdai.

Defendeu que a absolvição é a única forma de começar a ressarcir aquela injustiça. «Nós, cidadãos bascos, queremos ser livres, numa Euskal Herria livre em que o Egunkaria seja livre», sublinhou.

Também teve palavras de lembrança para as treze pessoas que esta semana foram julgadas no tribunal de excepção espanhol e para os arguidos no processo contra a Udalbiltza.

Na manifestação participaram, entre outros, os lehendakaris Juan José Ibarretxe, Jose Antonio Ardanza e Carlos Garaikoetxea; Iñigo Urkullu, Joseba Egibar, Andoni Ortuzar e Josune Ariztondo, do PNV; Rufi Etxeberria, Jone Goirizelaia, Tasio Erkizia, Iñaki Olalde, Arantza Urkaregi, Amparo Lasheras e Joserra Etxebarria, por parte da esquerda abertzale; Pello Urizar, Maiorga Ramírez e Jesús Mari Larrazabal, do EA; Jon Abril e Mikel Basabe, do Aralar; Mikel Arana, da Ezker Batua; e Oskar Matute, da Alternatiba.

Também estiveram a Bilbau os secretários-gerais dos sindicatos ELA, LAB e CCOO, Adolfo Muñoz, Ainhoa Etxaide e Unai Sordo, respectivamente; representantes do mundo do euskara como Iñaki Lasa (Kontseilua), Edurne Brouard (AEK), Paul Bilbao (Behatokia), Koldo Tellitu (Ikastolen Konfederazioa) e Jon Jaka (Elkar); escritores como Laura Mintegi, Kirmen Uribe e Joan Mari Irigoien; e jornalistas como Julio Ibarra e Andoni Aizpuru.

O protesto contou com o apoio de organismos como o Kontseilua, Topagunea, Udalbiltza ou amnistiaren aldeko mugimendua (MPA); sindicatos como ELA, LAB, CCOO-Euskadi, EILAS, EHNE e Hiru; e a maioria dos partidos políticos. Manifestaram o seu apoio a esta mobilização a esquerda abertzale, EAJ-PNV, Aralar, Abertzaleen Batasuna, EA, Ezker Batua, Hamaikabat, Alternatiba Eraikitzen, Zutik e Gazte Abertzaleak.
Fonte: Gara

Cobertura da manifestação de Bilbau a favor do Egunkaria, por LaHaine.EH / Boltxe.info
http://www.lahaine.org/index.php?p=42189

Reportagem fotográfica da GEHApress-Boltxe
http://www.lahaine.org/index.php?p=42193

Argazkiak / Fotos:
http://www.berria.info/arglehio_bilduma.php?idd=181