sábado, 19 de dezembro de 2009

Representantes eleitos italianos aderem à Rede Gernika pela Autodeterminação


Na terça-feira, 15 de Dezembro de 2009, numa conferência de imprensa realizada na Sala do Conselho da região do Piemonte, em Turim, Juri Bossuto, conselheiro regional do Piemonte pelo partido Rifondazione Comunista, e Silvano Raise, vereador em Montanaro - localidade da província de Turim - também do partido Rifondazione Comunista, aderiram à Rede Gernika pela Autodeterminação.
Na conferência pública, os dois eleitos deram a conhecer brevemente a situação actual no País Basco. Denunciaram a falta de direitos democráticos básicos e deram como exemplos claros disso o desaparecimento do activista basco Jon Anza e a última operação policial contra dezenas de jovens independentistas.

http://gernikanetwork.blogspot.com/

Para além disso, os representantes eleitos italianos apoiaram a iniciativa apresentada pela Esquerda Abertzale em Altsasu (País Basco) e em Veneza, no dia 14 de Novembro deste ano, em busca de uma solução democrática para o conflito existente.
Posteriormente, um jovem estudante basco que vive em Turim há 2 anos tomou a palavra em nome dos bascos e das bascas que vivem em Turim para denunciar o último ataque contra o movimento juvenil e expressar a sua solidariedade com os detidos.
Por fim, Juri Bossuto e Silvano Raise reiteraram a sua disponibilidade para trabalhar por uma solução democrática para o conflito no País Basco e para superar a barreira de silêncio imposta pela comunicação social sobre a situação.
Fonte: askapena.org