terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Marlaska manda também para prisão o jovem Xabier de la Maza, sem fiança


Ontem, o juiz Fernando Grande-Marlaska deu ordem de prisão - comunicável e sem fiança - a Xabier De la Maza Peña, detido na sexta-feira pela Polícia espanhola na sua localidade, Gorliz (Bizkaia), e que o juiz dera como foragido após a operação policial de grandes dimensões contra jovens independentistas iniciada a 24 de Novembro.

Segundo o auto ontem emitido por Marlaska, De la Maza é acusado de «integração na organização terrorista», sendo definido pelo juiz como um dos responsáveis da Segi na Bizkaia.

Para justificar o seu encarceramento, o instrutor da Audiência Nacional espanhola alude à «gravidade dos factos objecto de imputação», embora não lhe aponte acções concretas excepto a integração na Segi. Cita também outros elementos habituais, como o risco de fuga ou «o prognóstico razoável de reiteração delitiva».

De la Maza foi detido no sábado em Gorliz, e no domingo houve mobilizações de solidariedade tanto nesta localidade como na vizinha Plentzia. Ontem, depois de ficarem a saber do seu encarceramento, também se concentraram em Gorliz 72 conterrâneos do jovem.

Por outro lado, ontem à noite concentraram-se pelos presos bascos 55 pessoas em Ondarroa, 70 em Santurtzi, 48 em Iurreta, 43 em Laudio, 20 em Ordizia, 16 em Zaldibar, 15 em Zaldibia, 15 em Otxarkoaga, 15 em Bermeo, 14 em Zorrotza (Bilbo) e 11 em Euba.
Fonte: Gara

Mais info (eus): http://etengabe.blogsome.com/