quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Os políticos de esquerda e a tortura


A funcionalização da tortura implementa-se em Euskal Herria no âmbito de um sistema monárquico amparado por uma democracia constitucional e também orgânica na qual se estabelecem as condições mínimas e necessárias para ir prestar declarações à Audiência Nacional

Quando uma operação policial acaba com os detidos no hospital devido à tortura e é definida como bom trabalho por Alfredo Pérez-Rubalcaba; quando, na Catalunya, o conseller da Governação do tripartido progressista e de esquerda põe os advogados do Departamento a trabalhar para defender os seus guardas acusados de tortura; quando a esquerda na oposição, incluindo o Partido Comunista Espanhol, sucumbem ao silêncio imposto; quando a justiça aprova sem pestanejar o trabalho da Guarda Civil permitindo a aplicação do regime de incomunicação questionado por instituições internacionais como situação idónea para torturar, o cancro da tortura propaga-se transversalmente pela sociedade.

Então, alastra facilmente a outros níveis e alcança outras disciplinas como o direito, a medicina, a psicologia, a psiquiatria, a medicina legal... o que pode converter os respectivos profissionais em cúmplices do sofrimento. As disciplinas são neutras mas não o são os médicos, psicólogos, psiquiatras, advogados, forenses... que se debatem com os problemas éticos entre oposição e obediência num primeiro período, passando a fazer parte dos verdugos quando olham para o lado e esquecem o juramento de Hipócrates ou as promessas do código ético dos profissionais. A mancha corrupta alastra rapidamente.

Quando o psicólogo de uma prisão, por exemplo, é um ex-guarda licenciado, surge o perigo da perversão da profissão em função de propósitos que nada têm a ver com a única missão que a ética estipula para este profissional: a de curar. Neste caso, o mecanismo de adaptação também é explicado pela psicologia. Com a convivência ou imersão em determinado grupo, propicia-se geralmente uma mudança de atitude e posteriormente uma identificação com os valores do grupo em que se convive, o que geralmente facilita a posterior justificação das actuações grupais aberrantes. Com todos os aparelhos do sistema de um Governo de esquerda, incluindo a oposição dos comunistas oficiais ao serviço da imunidade e da impunidade da tortura, podemos dizer que a esquerda espanhola alcançou a funcionalização da tortura, com os seus correspondentes prémios, insígnias e reconhecimentos oficiais, mesmo que o tormento tenha acabado em assassínio. Como a tortura se estabelece como instrumento regrado e sistemático da repressão – reconhecimento da função –, vários guardas envolvidos em tortura e participantes em operações atrozes foram promovidos pelos governos socialistas a postos-chave. A tergiversação interessada, quando não a falsidade, tem como consequência esta imunidade e impunidade que, juntamente com o esquecimento fomentado, toda a esquerda espanhola partilha.

A funcionalização da tortura implementa-se em Euskal Herria no âmbito de um sistema monárquico amparado por uma democracia constitucional e também orgânica na qual se estabelecem as condições mínimas e necessárias para ir prestar declarações à Audiência Nacional. O relato de tortura feito pelos 34 jovens presos antes de serem conduzidos à presença de Grande-Marlaska é arrasador. Mas que isso é uma condição mínima e necessária fica bem patente nas detenções que ocorrem às portas da Audiência Nacional espanhola nos casos de apresentação voluntária. Recentemente, o caso de Ainara Bakedano, detida a 50 metros do tribunal e posteriormente submetida ao regime de incomunicação, é muito particular. O teorema das esquerdas espanholas fica então definido: para se prestar declarações na Audiência de Madrid, é condição necessária ser submetido ao regime de incomunicação; quando lhes batem, não se podem defender; quando as proezas masculinas encontram lasciva satisfação nos corpos das detidas, também não podem resistir; e hão-de ser capazes de provar ao juiz de excepção que se encontram reduzidos a meros números e, acima de tudo, devem esquecer-se de que eram seres humanos.

Essa mesma funcionalização revela por que o delito de tortura, que ainda continua a ser perseguido na Europa, pode ser imputado, por acção ou por omissão, a pessoas de prestígio e da alta hierarquia espanhola que ninguém julgaria ser capazes de tais crimes. A tortura transcende do direito penal, e muitas outras profissões dividem as culpas. A imagem dos macacos que tapam a boca, os ouvidos e os olhos colabora aqui de forma alarmante com a falta de consciência de que faz gala toda a esquerda. A impunidade que a esquerda oferece aos responsáveis máximos pela tortura perante a justiça surge acompanhada de uma falta de consciência ética em vastos sectores da sociedade de que se nutre precisamente a esquerda oficial. Se esta impunidade avançar, a sociedade sem consciência impor-se-á sem remédio, apesar da ética tão apregoada pela esquerda.

Francisco LARRAURI
psicólogo
Fonte: Gara