sábado, 26 de dezembro de 2009

Os bairros de Iruñea tiveram Olentzero com vigilância policial


Como se de uma actividade delitiva se tratasse, os bairros de Iruñea viveram os seus respectivos Olentzeros sob vigilância policial. Esta foi a única nota discordante de umas celebrações populares que o Município de Iruñea chegou a proibir em anos anteriores, e que desta vez autorizou, mas lançando a ameaça de futuras proibições se fossem reivindicativas.

Os bairros de Mendillorri, Iturrama, Etxabakoitz, Errotxapea, Txantrea, Azpilagaña, Sanduzelai, Donibane e Arrosadia celebraram os seus respectivos Olentzeros nos dias 23 e 24 com normalidade mas sob vigilância dos agentes da Polícia Municipal, que se dedicaram a tomar nota de qualquer expressão política que lhes pudesse parecer delitiva.

Em todos estes Olentzeros houve muita participação dos moradores, nalguns casos superior à de anos anteriores, quando se realizaram sem autorização, proibidos e com ameaças de multas aos seus organizadores.

O único bairro onde este ano houve alguma crispação foi Arrosadia, já que em plena kalejira a Polícia Municipal chamou os responsáveis da organização do Olentzero para os avisar que tinham observado a presença de fotografias de presos bascos. Deixaram ainda a ameaça de enviar o correspondente relatório à Audiência Nacional espanhola, com tudo o que isso implica.

Um jornal navarro deu credibilidade à versão policial e afirmou na sua edição de quinta-feira que tinha havido «alusiones a presos de ETA en el Olentzero de la Milagrosa» e que o popular personagem desta quadra «se paseó con una gran ikurriña y el desfile se abrió con una arrano beltza». A «informação» vinha acompanhada por uma fotografia em que aparecia uma faixa com o lema «Maite zaituztegu» [gostamos muito de vocês] ao pé de uma série de barrotes que representavam as prisões, mas sem qualquer fotografia. De facto, fontes da Coordinadora de Barrios de Iruñea desmentiram de forma veemente que se tivessem exibido fotografias dos presos nos Olentzeros.

«A Polícia Municipal esteve nos bairros a controlar o trânsito e não implicou connosco nem nos disse absolutamente nada, excepto no caso de Arrosadia. E se pôr numa faixa "Maite zaituztegu" é motivo suficiente para ir à Audiência Nacional, então têm de nos levar a todos», comentou a Coordenadora.

Em lembrança dos presos
No bairro de Iturrama várias dezenas de pessoas participaram numa concentração em lembrança dos presos políticos numa rotunda em que passou a comitiva do Olentzero. A Polícia espanhola vigiou este acto mas retirou-se antes da chegada do cortejo, e a Polícia Municipal, que tirou notas, não atrapalhou o decorrer dos eventos.

Realizaram-se actos semelhantes em lembrança dos presos noutros bairros. Em todos eles houve vigilância da Polícia Municipal, mas sua presença não causou estranheza entre os organizadores porque na autorização que lhes foi concedida já vinha o aviso de que iam estar à coca e que, se não cumprissem as condições impostas, não obteriam as autorizações para a realização dos Olentzeros nos dois anos seguintes.

Na sequência: «Apesar das pressões, continuaremos a vir para a rua»

I. V.
Notícia completa: Gara

Nas fotos: um Olentzero de Iruñea (em cima) e outro de Bilbau. No caso do de Bilbo, diz a legenda da foto, que é Jon Hernaez, da Argazki Press: «Egurrezko zaldi dotore batean ibili zen atzo Olentzero Bilbon.», que é como quem diz: Ontem (23), o Olentzero andou em Bilbau num belo cavalo de madeira.