quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Um preso político tentou suicidar-se


O objectivo que a política penitenciária persegue é a destruição da militância que luta nas prisões. Destruir até à morte, é a sua política.

As tentativas de destruição das pessoas nas prisões fazem parte da estratégia dos aparelhos repressivos espanhóis. Como consequência da pressão que se verifica nas prisões, anteontem de manhã um preso político basco tentou suicidar-se cortando as veias. No dia anterior tinha sido visitado por um médico - psicólogo da sua confiança - e este alertou o médico da prisão para o risco existente, pedindo-lhe que tomasse medidas, segundo fez saber o Movimento pró-Amnistia.

A direcção da prisão não tomou qualquer medida e anteontem de manhã ocorreu a tentativa de suicídio. À tarde, o preso foi transferido da enfermaria para outra prisão.
É a segunda tentativa de suicídio protagonizada por este preso no último ano e meio. Na sequência da primeira tentativa, foi transferido quatro vezes, o que impediu o seu tratamento.
O médico que o visitou irá apresentar uma queixa contra o «médico-carniceiro» da prisão.

A política penitenciária põe em risco a vida dos presos e das presas
«A política contra o Colectivo de Presas e Presos Políticos Bascos põe continuamente em risco a vida das presas e dos presos, mantendo na prisão as presas e os presos com doenças graves e impedindo a existência de condições adequadas para a prestação de cuidados médicos», denuncia o Movimento pró-Amnistia.
Perante este grave acontecimento, o Movimento pró-Amnistia apela aos cidadãos e aos agentes sociais no sentido de participarem na manifestação de dia 2 de Janeiro, em Bilbau, em defesa dos direitos dos presos.
Fonte: lahaine.org

Tradução eus-cas: La Haine - Euskal Herria