quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Urtzi Paul Larrea, detido na segunda-feira, iniciou uma greve de fome em Basauri


Urtzi Paul foi preso pela Polícia espanhola na segunda-feira à tarde, pelas 17h15, em Getxo (Bizkaia), à saída da casa dos sogros. Disseram-lhe que tinham uma ordem da Audiência Nacional espanhola e levaram-no, segundo fez saber o Movimento pró-Amnistia. Deu entrada na prisão de Basauri.

Urtzi Paul Larrea foi condenado pela Audiência Nacional espanhola, no ano passado, a cinco anos de cadeia. Tinha sido detido em Outubro de 2002 pela Ertzaintza com mais quatro pessoas e todos afirmaram ter sido torturados. Foi encarcerado e saiu em liberdade em Junho do ano seguinte.
O julgamento decorreu o ano passado no tribunal de excepção espanhol e a sentença baseou-se nas declarações arrancadas sob tortura.

Para protestar contra a detenção, houve uma manifestação ontem ao fim da tarde em Algorta. Estiveram presentes cerca de 120 pessoas. Na ocasião, um familiar fez saber que tinham colocado o Urtzi numa cela com os presos sociais. Solicitou que o mudassem de sítio, mas o pedido foi indeferido. Em protesto, entrou em greve de fome.
Fonte: Gara e etengabe
Errepresioa ez da bidea!