terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A Segi denuncia o debate sobre a identidade nacional francesa em Baiona


Ontem a Segi, movimento de jovens abertzales, apareceu durante a sessão de debate sobre a identidade nacional em Baiona.

Oito jovens exibiram cartazes onde se lia «ici on n'est pas racistes, ici ce n'est pas la France c'est le Pays Basque!», enquanto um deles lia um texto para denunciar a conteúdo do debate.

A leitura deste texto, em que se denunciava «a direita francesa» que «desde sempre procurou justificar a sua inclinação racista e xenófoba», fez com que o deputado e presidente da Câmara Jean Grenet se fosse embora.

O movimento criticou «a realização de uma versão local deste debate identitário, racista e xenófobo em Baiona...». Para eles, «virem falar de política de integração, de assimilação e de colonização no País Basco constitui um verdadeiro escândalo.»

Depois de terem sido evacuados pelas forças da ordem, os jovens da Segi publicaram um comunicado em que criticaram o facto de «a única resposta» dos organizadores do debate e daqueles que o apoiam «ter sido os assobios, os berros, os insultos e a fuga. Isto representa bem atitude dos eleitos relativamente ao País Basco.»
Fonte: lejournalPaysBasque - EHko Kazeta