quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Em Nafarroa, alunos da IKA e da AEK devolvem ao Euskarabidea as suas bolsas em cêntimos


Ainhoa pagou 114 euros pela matrícula num euskaltegi navarro e recebeu uma bolsa de seis euros. Como este há muitos outros casos; reflexo do modo como o Governo da UPN trata o euskara. Para denunciar simbolicamente tão «irrisória» ajuda, alunos da IKA e da AEK dirigiram-se ontem à sede do Euskarabidea para devolver em cêntimos o valor das bolsas que recebem e apresentar uma proposta à direcção deste Instituto.

Há dois anos o Governo UPN-CDN criou um fundo de bolsas para alunos que estudam euskara nos euskaltegis navarros, respondendo assim a uma antiga exigência destes centros. No primeiro ano foram distribuídos 20 000 euros, uma verba pequena, semelhante à que a Região de Sakana atribui aos habitantes do vale.

Mas para o Executivo de Miguel Sanz isto deve ter parecido excessivo, pois o referido fundo passou de 20 000 para 9000 euros, este ano. Se os 1600 alunos que estudam nos euskaltegis da IKA e da AEK tivessem pedido uma bolsa, dava pouco mais de cinco euros a cada um, em média.

Mas isto não é tudo. Essa verba foi retirada aos subsídios que são atribuídos precisamente aos euskaltegis navarros. Assim sendo, não é de estranhar que estes centros estejam «com a corda na garganta», de acordo com a expressão de Helios Del Santo, representante da AEK que ontem acompanhou cerca de quinze alunos de euskara ao registo do Instituto Navarro del Vascuence para fazer uma proposta formal.

Os custos do processo
Muitos destes alunos receberam bolsas de 6, 8, 12, 14, 18, 20 e 25 euros. São bolsas que implicam processos burocráticos e as despesas consequentes. Para se poder obter as bolsas é preciso passar por três instâncias (aluno, euskaltegi e sucursal bancária), e depois os funcionários do Euskarabidea encarregam-se de as tramitar.

Quanto dinheiro gastará o Governo de Nafarroa na atribuição de bolsas de pouco mais de seis euros? Esta é a questão que professores e alunos da IKA e da AEK colocam a si mesmos. Neste momento, não podem saber com exactidão, mas têm como referência os dados de um relatório dado a conhecer há alguns dias pelo Kontseilua. Assim, de uma verba de 3 milhões de euros que o Governo de Nafarroa destina ao euskara, nada menos que 2,2 milhões são para cobrir gastos de pessoal e outros diversos. Isto é, «dois terços do dinheiro são gastos por eles mesmos. E depois aparecem de sorriso na cara, mas a eliminar subsídios e a distribuir misérias», afirma Helios Del Santo.

Também constata que as condições laborais nos euskaltegis navarros «não são as idóneas», e que esta situação os obriga a colocar os preços das matrículas acima do que a IKA e a AEK desejariam. Em seu entender, a trajectória dos subsídios governamentais aos euskaltegis é «surrealista», já que, para além de insuficientes, lhes retiram dinheiro dessa verba para conceder bolsas aos alunos, fazendo, por sua vez, com que os euskaltegis tenham de aumentar o preço das matrículas.

A proposta de alunos e professores é clara: propõem ao Euskarabidea que estabeleça com os euskaltegis os critérios para a concessão das bolsas, e que se lhes seja destinada uma verba própria, sem retirar dinheiro da verba concedida aos euskaltegis. Exigem também que essa verba tenha «fundos adequados» e sirva para «aliviar» o esforço que se faz ao formalizar a matrícula. Com isso, evitaria pelo menos que os alunos devolvessem as suas míseras bolsas de seis euros em cêntimos, tal como fizeram ontem, para vergonha do Euskarabidea.

Na sequência, ver ainda: «Nem um só euro para que os txikis [crianças] cantem em euskara»

Iñaki VIGOR
Fonte: Gara

IKA: Ikastari (IKA) Kultur Elkartea - http://www.ikanet.net/euskara

AEK: Alfabetatze Euskalduntze Koordinakundea - http://www.aek.org/