sexta-feira, 31 de julho de 2009

Barakaldo coloca os quadros dos autarcas franquistas à parte


Ao contrário do que o filho de um falangista, actual presidente do Congresso de Deputados espanhol, José Bono, faz em Madrid - reafirmou ainda há poucos dias a sua recusa em retirar os quadros dos presidentes franquistas das Cortes espanholas -, o Município de Barakaldo (Bizkaia, EH) mudou os quadros que representam os quatro autarcas da localidade durante a ditadura franquista para um lugar à parte no salão plenário, de forma a diferenciá-los dos restantes mandatários municipais também representados nessa sala.
Em Maio, o Município tinha aprovado uma moção da associação Ahaztuak 1936-1977 em que se pedia a retirada dos símbolos franquistas das ruas da localidade biscainha, mas recusara retirar os quadros dos autarcas franquistas do salão plenário. Agora, para além deste passo em frente, o município da Ezkerraldea está ainda elaborar uma listagem de todos os símbolos franquistas que resistem teimosamente nas ruas da localidade.
Sobre José Bono, o Sr. "nem os tirou nem os pensa tirar" - um dos figurados nos quadros é Esteban de Bilbao y Eguía, presidente da Cortes franquistas durante duas dezenas de anos e responsável pela assinatura de inúmeras sentenças de morte no regime franquista -, e dono de uma colecção de ditos que é de se lhe tirar o chapéu (lembrar Azpeitia e a psicologia, por exemplo), ver SareAntifaxista. Não é figura única; na "democracia à espanhola", há mais uns quantos com ditos democráticos curiosos - e a lista não é pequena!