sábado, 18 de julho de 2009

Já cá faltava! Garzón processa cinco membros do EHAK


Estas cinco pessoas, conhecidas nas suas terras e nos seus bairros pelas actividades estritamente políticas que desenvolvem – o seu trabalho é do domínio público –, são acusadas de integração em organização armada.

Garzón decretou o processamento de cinco dirigentes do EHAK (Partido Comunista das Terras Bascas), entre os quais se encontram as ex-deputadas bascas Nekane Erauskin e Karmele Berasategui, acusando-as de integração em organização terrorista. (sic)
-
As outras três pessoas processadas são o presidente do partido, Juan Carlos Ramos, e os tesoureiros Sonia Jacinto e Jesús María Aguirre Arruabarrena.
O magistrado retoma a lengalenga do costume, considerando que, tal como a EAE-ANV, esta formação partidária se “integrou plenamente nas actividades da formação ilegalizada”: sim, acertou, o Batasuna!
-
O caso já esteve nas mãos de Garzón em Fevereiro de 2008, passando depois para a jurisdição do TSJPB, em virtude da condição de deputados que os acusados detinham na altura. [Agora não há esquerda abertzale no democrático Parlamento de Gasteiz.]
Como o Tribunal basco não tomou qualquer decisão, o assunto voltou para as mãos de Garzón.
-