domingo, 26 de julho de 2009

Situação preocupante em vários ‘gaztetxes’


Depois da acção de despejo levada a cabo no gaztetxe [centro juvenil] de Olabeaga (Bilbau), as Forças de Segurança da CAB irromperam na sexta-feira de manhã no gaztetxe de Zumaia (Gipuzkoa) e deram ordem de expulsão a todas as pessoas que permaneciam no interior no edifício, identificando ainda três jovens que se encontravam nas imediações com faixas contra o encerramento do espaço.
Na parte da tarde, mais de 100 pessoas participaram numa manifestação de protesto, nas ruas da localidade guipuscoana.

Fonte: SareAntifaxista

Por outro lado, existe uma preocupação crescente entre os jovens de Barañain e Hendaia, já que em ambas as localidades os gaztetxes correm o perigo de despejo iminente. O contexto político que envolve ambos os casos é diferente, mas a preocupação é idêntica.

Em Barañain (Iruñerria, Nafarroa), a equipa governativa da UPN aproveitou a circunstância de o acordo assinado entre o Município e os jovens expirar a 4 de Agosto para lhes exigir que abandonem o local ocupam actualmente.

Em relação a Hendaia (Lapurdi), apesar de divergências de posicionamento, parece haver diálogo entre os jovens e o presidente da Câmara, J.-B. Sallaberry, uma vez que já houve conversações com os jovens para tentar desbloquear a situação; acontece que a casa ocupada é de um particular e que este exige agora que o edifício seja desocupado – a bem ou a mal.

Fonte: SareAntifaxista

Em Hendaia dizem que, «quando ter uma casa é um luxo, ocupar é um direito», e um dos jovens afirmou ao lejournalPaysBasque – EhkoKazeta que, apesar de saberem que a sua situação é ilegal, nem por isso deixa de ser menos legítima.