terça-feira, 14 de julho de 2009

Outra vez as forças espanholas no monte Gorbeia, agora a Guarda Civil


Voltou-se a repetir a imagem, mas desta vez os protagonistas foram agentes da Guarda Civil, que aterraram de helicóptero no alto do monte Gorbeia (entre Bizkaia e Araba), descendo em seguida a pé pelo Parque Natural em direcção a Murua (Araba). Pelo caminho, pediam os documentos a todos os montanheiros com que se cruzavam.

Pelos vistos, além da colocação da bandeira em jeito de conquista, qual “Laila/Perejil” no Mediterrâneo, agora há que pedir os documentos aos "nativos", não se vá dar o caso de darem com algum suspeito ou encontrarem nalguma mochila material de “reconquista”.

Fonte: SareAntifaxista

O Movimento pró-Amnistia de Zuia - kuadrila alavesa situada a sul do Monte Gorbeia - veio denunciar "a presença militar e policial na nossa zona", afirmando que os acontecimentos mediáticos que se deram no monte Gorbeia "são bem o reflexo do conflito político existente em Euskal Herria".

Referem também o que tem sido a actuação da Guarda Civil nos últimos tempos tanto nas ruas de Zuia como nos arredores e apontam, mais concretamente, para aquilo que aconteceu no último domingo, quando agentes da instituição militar mandaram parar inúmeros montanheiros e pessoas que andavam nas ruas da localidade e questionaram um jovem sobre o gaztetxe [centro juvenil] que existe na localidade de Murgia.

Recordam ainda a situação que ocorreu a um vereador eleito da esquerda abertzale, há cerca de um ano, também molestado por agentes dessa instituição, e mostram-se francamente contrários à existência de um quartel da Guarda Civil numa localidade pequena e pacata, onde praticamente não existe criminalidade. Para o Movimento pró-Amnistia de Zuia, a existência desse quartel só pode ser entendida a partir de um ponto de vista da repressão e do autoritarismo, "sendo seu propósito recordar aos cidadãos o conflito político que este país sofre e do qual a Guarda Civil e mais forças de ocupação são causa e efeito."

Como tal, fazem um apelo aos cidadãos de Zuia e de Euskal Herria em geral "para que se juntem na procura de uma solução dialogada para o conflito, que passa também pelo fim da ocupação militar do nosso território."

Alde hemendik! Vão-se embora!

Indar okupatzaileak, Zuiatik, Euskal Herritik AT!
As forças de ocupação, fora de Zuia, fora de Euskal Herria!

Fonte: askatu.org