quarta-feira, 29 de julho de 2009

Presos e repressão


O Município de Iruñea retira os subsídios a duas peñas, por "manifestarem apoio aos presos" nos seus cartazes
As peñas Armonia Txantreana e San Fermin vão ficar sem o subsídio municipal "por manifestarem carinho pelos presos políticos bascos e lhes darem as boas-vindas" nos cartazes das festas de San Fermin. O Município já anunciou que vai apresentar queixa.

De acordo com o autarca em funções Juan Luis Sánchez de Muniáin, os cartazes realizados pelas duas peñas sanfermineras serão postos à disposição do tribunal pela Udaltzaingoa [Polícia Municipal], "por manifestarem carinho pelos presos políticos bascos e lhes darem as boas-vindas". Pelo menos até o tribunal emitir um parecer, o Município de Iruñea cancela a atribuição de subsídios às duas agremiações.

No caso da peña Armonia Txantreana, a perda de subsídio municipal fica-se a dever à manifestação de carinho pelo preso político Mikel Gil; o da San Fermin, por seu lado, tem a ver com uma caricatura de Iñaki Marin. O Município condenou o facto de "se divulgarem mensagens a favor dos terroristas [sic] nas festas" e manifestou o propósito de rever o plano de atribuição de subsídios.

Fonte: Gara

Ver: «Nota de imprensa das peñas Armonia Txantreana e San Fermin face às declarações do autarca em funções Sánchez de Muniain» em nafarroan.com

Agentes da Ertzaintza agridem um jovem em Soraluze quando se preparavam para eliminar um mural
Ontem de manhã, três furgonetas da Polícia autonómica apareceram em Soraluze (Gipuzkoa) e os acontecimentos deram-se por volta das 10h da manhã, quando os agentes entraram na praça da localidade com o propósito de eliminar um mural a favor dos presos políticos bascos. Ao identificar um dos jovens que se encontravam nas imediações, recorreram a grande violência, socos e joelhadas incluídos.
Nas últimas semanas, a presença da Ertzaintza em Soraluze tem sido verdadeiramente asfixiante e na sexta-feira passada andaram pela terra a retirar cartazes em que se perguntava pela situação de Jon Anza e outros da Segi. O Movimento pró-Amnistia denunciou duramente estes factos.

Fontes: askatu.org e askatu.org

A refugiada Ekai Alkorta encarcerada em Fleury-Mérogis
Ekai Alkorta, detida no dia 23 de Julho pela Polícia francesa em Baiona quando ia para o trabalho, foi encarcerada no domingo em Fleury-Mérogis, segundo confirmaram fontes ligadas à sua defesa.

A agência EFE afirmava anteontem que Alkorta ainda não tinha sido encarcerada, enquanto a AFP garantia que tinha sido levada no domingo para uma prisão parisiense. A refugiada de Zumarraga (Gipuzkoa) foi condenada à revelia a cinco anos de prisão em Outubro de 2008 mas, como não esteve presente durante o julgamento, tem direito a pedir um novo processo.
Fonte: Gara