terça-feira, 21 de julho de 2009

Violência policial


Deixei passar estes dias de sanfermines. Nós, os avós, ficámos sozinhos porque os nossos filhos e netos estão fora de Pamplona. Os avós também precisam de descansar.

Em primeiro lugar, lamentar a morte do jovem corredor Daniel Jimeno aos 27 anos. Deveria ser proibido morrer por esse Deus que tudo pode. Quanto ao que aqui me traz, no dia 27 do mês de Junho reúne-se um grupo de pessoas na Praça do Conde de Rodezno, e parece que a reunião não era legal. Aparecem as forças da ordem e a desordem instalou-se. Um dos polícias empurra uma mulher pelos peitos; a isto chamo eu “violência policial.”

Gostaria que o comentário deste avozinho de 76 anos fosse lido por essas três mulheres com poder na praça. Yolanda Barcina, autarca de Pamplona. Elena Torres, presidente do parlamento de Navarra, e sobretudo por Elma Saiz, delegada do governo de Navarra. Que opinião têm sobre a actuação do bendito polícia. Não conta o argumento de que a reunião não era legal. Não é por nada, mas Elma Saiz já nos assustou quando gritou “Viva a Guarda Civil!”. Não perco a esperança de uma declaração conjunta destas três mulheres. Lembro também a Yolanda Barcina uma informação pública sobre a trágica morte de uma mulher na sequência de um confronto com a Polícia municipal. É óbvio que não temos apenas a obrigação de nos confrontarmos com todo o tipo de impostos, também nos assiste o direito de uma necessária informação pública nesta democracia tão publicitada pelos partidos políticos e que deixa muito a desejar. Seria interessante uma resposta por parte destas mulheres com poder na praça.

Jacinto Martínez Alegría
ex-vereador do Município de Iruñea [Pamplona]