quarta-feira, 8 de julho de 2009

Sanferminak 2009: evocação de Germán Rodríguez no 31.º aniversário da sua morte

Tasio (Gara)

Ainda que fora do programa oficial, as festas de San Fermin também tiveram um espaço para recordar a memória de Germán Rodríguez, militante do LKI morto a tiro pela Polícia espanhola há 31 anos.

Um sentido acto no lugar onde Germán Rodríguez caiu abatido a tiro há 31 anos serviu para evocar o militante do LKI, morto pela Polícia espanhola depois da saída da praça de touros.

A homenagem, organizada por Sanfermines 78 Gogoan, as peñas e o Movimento pró-Amnistia, realizou-se junto ao monólito dedicado ao iruindarra e contou com a participação de bertsolaris, os grupos Bizardunak e Jarauta 69 e Fermín Balentzia, entre outros. Também não faltou o aurresku de honra.

Para hoje, às 20h30, está prevista uma manifestação com o lema «Utzi pakean Iruñea. Alde hemendik. German, gogoan zaitugu» [Deixem Iruñea em paz. Vão-se embora. German, não te esquecemos].

Fonte: Gara


Ao princípio da tarde, centenas de pessoas participaram na homenagem a Germán Rodríguez e lembraram os acontecimentos dos Sanfermines de 1978. Ao fim da tarde, houve uma manifestação com o lema «Utzi pakean Iruñea. Alde Hemendik». Fonte: apurtu.org


Mintzo Ilundain é uma das pessoas atingidas a tiro durante os incidentes ocorridos nos Sanfermines de 1978. Foi ferido pela mesma rajada que matou Germán Rodríguez. Este é o seu testemunho, 31 anos depois. Fonte: apurtu.org