sexta-feira, 17 de julho de 2009

A II-SP vai pedir a anulação das europeias no Tribunal Constitucional espanhol

O representante legal da Iniciativa Internacionalista-La Solidaridad entre los Pueblos, Luis Ocampo, garantiu na última quarta-feira ao Gara que a sua candidatura vai apresentar um recurso no TC, depois de o Supremo Tribunal ter indeferido o recurso que exigia a anulação das eleições europeias em virtude das múltiplas irregularidades detectadas ao longo do processo eleitoral.

O representante da II-SP reconheceu que a sentença do Supremo espanhol era "esperada" mas, tendo em conta as graves situações que marcaram todo o processo eleitoral e a forma como o tribunal deliberou, Ocampo qualificou a argumentação apresentada como "penosa" e "intolerável". "São argumentos juridicamente intoleráveis", afirmou.
Não obstante, garantiu que a sua lista irá recorrer no Tribunal Constitucional espanhol e, em última instância, em Estrasburgo, mesmo reconhecendo não ter expectativas quanto a uma sentença favorável. Em todo o caso, sempre espera uma análise mais séria por parte do TC.
"Esgotaremos todas as possibilidades jurídicas, pois queremos que a opinião pública conheça as lacunas democráticas do Estado espanhol», concluiu.

Notícia completa: Gara