segunda-feira, 6 de julho de 2009

Mais detenções de cidadãos bascos no Estado francês


Detidos três jovens biscainhos em Pau

Itziar Plaza, Asier Borrero e Iurgi Garitagoitia foram presos no sábado à tarde em Pau quando saíam de um centro comercial, numa operação levada a cabo pela Brigada de Investigação e Intervenção e pela Policial Judiciária de Baiona, de acordo com a agência France Presse. Curiosamente, enquanto uma fonte policial da investigação consultada por esta agência qualificou a operação como “fortuita”, as autoridades espanholas divulgavam uma versão segundo a qual a operação tinha sido fruto da colaboração entre a Polícia espanhola e a francesa. Os três detidos são referidos como alegados membros da organização armada ETA.

O discurso do Ministério espanhol do Interior relativo aos detidos dá mostras de pouca variedade, já que as três pessoas detidas são referidas como elementos “de relevo no organigrama da ETA”.

Hoje, o Movimento pró-Amnistia fez saber que continuam sob incomunicação e que não há qualquer notícia a seu respeito. Ontem houve assembleias informativas e mobilizações de protesto contra as detenções nos bairros e nas localidades de onde os detidos são provenientes.

Mardaras denuncia maus-tratos numa esquadra francesa

Ibai Mateo e Oihana Mardaras, que foram presos na terça-feira na sequência de um grave acidente, foram postos à disposição do juiz, de acordo com informações avançadas pelo Movimento pró-Amnistia no sábado, num hospital de Paris. A jovem biscainha disse ter sido maltratada durante o tempo que passou em poder da Polícia francesa. Relatou à sua advogada que a mantiveram com a roupa do hospital e descalça durante os três dias que esteve na esquadra. Quando foi presente a tribunal, afirmou que sentia tonturas e que não era capaz de andar pelo seu próprio pé.

O movimento anti-repressivo precisou que tanto Mateo como Mardaras vão continuar no hospital parisiense até que os médicos autorizem a sua transferência para o centro hospitalar da prisão de Fresnes.

Mateo, de 22 anos de idade e morador no bairro iruindarra da Txantrea, e Mardaras, de 20 anos e moradora no bairro bilbaíno de Santutxu, sofreram um grave acidente rodoviário na terça-feira de manhã, no município francês de Château-Gontier, no Departamento de Mayenne.

Ficaram ambos bastante contundidos, e Mateo, que ficou inconsciente, apresentava um “traumatismo facial bastante grave”, de acordo com fontes hospitalares de Château-Gontier, tendo sido sujeito a intervenção cirúrgica.

No início, as fontes policiais afirmaram que, tendo em conta os ferimentos que ambos apresentavam, ficava posta de parte a sua imediata transferência para Paris e chegou-se mesmo a avançar a hipótese de, no caso de uma viagem de ambulância ser desaconselhada, um magistrado se deslocar expressamente de Paris para lhes comunicar as acusações dentro dos
prazos legais. No entanto, as coisas não se passaram assim e os dois alegados militantes da ETA foram levados para a capital francesa na sexta-feira.

Na nota emitida no sábado, o Movimento pró-Amnistia denunciou a atitude da Polícia francesa, que se mostra “cada vez mais violenta” com os cidadãos bascos e que, como se tem verificado nos últimos meses, está “a aumentar os métodos repressivos” contra Euskal Herria.

Notícia completa: Gara