terça-feira, 7 de julho de 2009

Sanferminak 2009: nota da esquerda ‘abertzale’ sobre o ‘txupinazo’

Numa nota de imprensa, a esquerda abertzale refere que, apesar das tentativas para impedir a presença dos símbolos do nosso povo, a ikurriña esteve presente no início das festas “tanto no interior da Câmara Municipal como na Praça, ruas e varandas da Alde Zaharra”.

Na sua opinião, as tentativas de impedir a presença dos símbolos bascos “colocam-nos, mais uma vez, frente a frente com a imposição fomentada pela dupla UPN-PSN tanto no município como no conjunto de Nafarroa”. A esquerda abertzale fez questão de afirmar que “o que aconteceu hoje [ontem] é mais uma demonstração de que aqueles que sustentam o Regime do Amejoramiento decidiram anular a personalidade do nosso povo em todas as suas expressões (culturais, políticas, simbólicas) sem se importarem de passar por cima dos direitos mais elementares”.

Para além disso, ficou bem claro que, “com a colaboração do PSN de Jiménez e Maite Esporrín, Barcina, empenhada em mostrar que está disposta a ir mais longe que ninguém na política antidemocrática de assimilação a que a UPN pretende condenar Nafarroa, voltou a tratar o Município de Iruñea como um couto privado”.

Finalmente, a esquerda abertzale pediu às pessoas que “continuem a exibir os nossos símbolos na capital de Euskal Herria, tal como hoje ocorreu na Udaletxe Plaza / Plaza del Ayuntamiento e nas ruas de Iruñea”.

Fonte: nafarroan.com