segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sanfermines, festa e montra


Ao meio-dia, no momento em que rebentar o txupinazo, Iruñea fará tudo para se tornar uma festa na verdadeira acepção do termo. Diversão em estado puro, cultura, tradição, reivindicação, transgressão... serão os elementos que vão definir a constante dos nove dias das festas de San Fermin na cidade por excelência de Euskal Herria. Uma das festas com maior renome internacional, para o qual Ernest Hemingway, que será recordado no 50.º aniversário da sua morte, contribuiu de forma assinalável. Esse, o da projecção para o exterior, é o aspecto que mais, ou exclusivamente, parece preocupar as autoridades locais, a julgar pela dinâmica que o Município tem vindo a imprimir nos últimos anos com o propósito de apresentar uma montra desnaturalizada mas com evidente afã político.

Por isso torna-se irrisório, ainda que triste, o argumento da “despolitização” das festas, ou seja, a espoliação das suas marcas de identidade e, portanto, das da própria cidade; marginalização dos sectores populares, precisamente depositários dessas marcas e tradições que pretendem dissolver “na espanholidade” de Iruñea, numa dinâmica que ultrapassa as festas e se reproduz com insistência nas proibições de Olentzeros e de outras manifestações culturais ou de iniciativas de bairro; uma dinâmica de negação de qualquer necessidade ou exigência cuja satisfação implique a participação popular; em suma, de limitação da vida social e cultural. Nestes Sanfermines de 2009 a atitude do Município, apenas compreensível a partir de uma mentalidade tremendamente autoritária, teve como alvo, entre outros, as peñas, procurando que algumas delas não pudessem abrir os seus espaços na Parte Velha.

No entanto, as festas de San Fermin são algo mais do que essa montra em que as pretendem encerrar. E o êxito destas festas radica nos iruindarras, que são parte delas e as vivem à volta das peñas, verdadeira alma dos Sanfermines, pelo que a deriva autoritária do Município implica, a longo prazo, que estejam a atirar pedras contra o seu próprio telhado.

Fonte: Gara

---
Ver também: «A reivindicação de umas festas populares toma as ruas de Iruñea», em nafarroan.com

---
Ver também: «Iruñea mergulha em noves dias de festa e diversão», em Gara
-
Argazkiak/Fotos: Sanferminak09 – argazkiak (Gara)
-
-
Tasio (Gara)