segunda-feira, 20 de julho de 2009

Kanaldude, TV local em língua basca, mostra-se de boa saúde


A associação Aldudarrak Bideo, detentora do projecto Kanaldude (www.aldudarrak-bideo.com/kanaldude), TV local de Ipar Euskal Herria [País Basco Norte], ia ter uma assembleia geral na sexta-feira. Na agenda, o balanço moral e financeiro, a passagem da Kanaldude a sociedade Cooperativa de Interesse Público e a assinatura de um acordo com a Comunidade de Municípios de Garazi-Baigorri. Um acordo que estipula que a Kanaldude receberá 15 000 euros durante três anos e que, para além disso, Ximun Carrère, trabalhador da Kanaldude, verá "reconhecido um estatuto de agente importante na Comunidade, embora garantindo a nossa independência."

A Kanaldude existe desde 1997 e, apesar de se encontrar mais bem implantado no herrialde de Nafarroa Beherea, o seu campo de acção estende-se a todo Ipar Euskal Herria. Tem cinco trabalhadores a tempo inteiro e proporciona entre 1500 a 2000 horas de contratos intermitentes; há ainda inúmeros voluntários que dão uma ajuda. A sua sede localiza-se em Arrosa e as suas actividades dividem-se em dois ramos:

- TV local que emite pela Internet, em colaboração com o TVPI (http://www.tvpi.fr/) e o Euskararen Erakunde Publikoa / Office Public de la Langue Basque (http://www.eke.org). A Kanaldude vai produzir duas horas de emissões semanais em basco, que serão retransmitidas quatro vezes por semana.

- Por outro lado, a Kanaldude mantém uma actividade de prestação de serviços com a venda de DVD e a realização de reportagens encomendadas tanto por instituições como por particulares.


«Conciliar as actividades permite realizar em simultâneo a missão de serviço público, como é uma TV em língua basca, e a actividade económica que nos assegura a continuidade dos empregos e do projecto", explica Ximun Carrère.

Béatrice MOLLE