quinta-feira, 23 de julho de 2009

Presos, solidariedade, repressão e resistência


Ainara Esteran foi humilhada pelos funcionários prisionais
No domingo passado, a presa política santurtziarra foi obrigada a despir-se na sequência de uma visita, sem ao menos lhe ter sido dada uma bata para se cobrir. Encontra-se actualmente encarcerada na prisão Villena (Alacant/Alicante). Disseram-lhe que esta situação se pode repetir todas as semanas.

Fonte: askatu.org

Os habitantes de Orereta pediram ao Município e à Ertzaintza que deixassem as festas em paz
Recordaram vários casos acontecidos nos últimos meses e denunciaram a insuportável ocupação policial que a localidade padece. Também manifestaram a sua determinação em continuar a mostrar a sua solidariedade com as presas e os presos políticos bascos.

Mas a Ertzaintza fez ouvidos moucos e hoje mesmo, de manhã, andou pelas ruas Madalena, Xenpelar e Viteri, na localidade guipuscoana, a retirar faixas solidárias e fotos dos presos políticos bascos. De acordo com o Departamento do Interior, a Ertzaintza tem retirado fotos de presos e faixas solidárias de muitas localidades nas últimas semanas. [Que orgulho!]

Fonte: askatu.org e Gara

Em Zaldibia tiraram as fotos de manhã e elas reapareceram à tarde
Ontem, por volta das 6h da manhã, "alguém" levou as fotos dos presos políticos de Zaldibia (Gipuzkoa) que se encontravam junto à taberna Joxepane. Segundo se conseguiu saber, nessa altura foram vistos na localidade uma viatura camuflada e uma furgoneta da Ertzaintza.
À tarde, por volta das 15h, as fotos voltaram a aparecer, não apenas na taberna mas em toda a localidade.

Fonte: Gara

Actos de apoio aos presos políticos nas festas de Baiona
No âmbito das festas, vão organizar diversas actividades solidárias, como venda de material, um almoço ou uma concentração. Em Baiona apelam à participação nas festas, sem nunca deixar de ter presentes os presos políticos bascos.

Fonte: askatu.org

Mais informação: baionaaskatu

Tasio (Gara)