O coordenador geral da Esait, Martxel Toledo, foi detido na quinta-feira pela Polícia Municipal de Iruñea [Pamplona] quando vendia camisolas a favor das selecções nacionais bascas numa banca instalada na Nabarreria kalea, em pleno coração da Alde Zaharra. Ficou detido durante 24 horas e já saiu em liberdade. Acusam-no de “desobediência à autoridade”, “resistência” e “desordem pública”.
De acordo com os relatos que chegaram ao Gara, provenientes de diversas fontes, dois agentes da Polícia Municipal dirigiram-se, por volta das 19h, na quinta-feira, à mesa que a Esait tinha colocado na Rua Nabarreria para vender camisolas a favor da selecção nacional basca e disseram-lhe que não tinha autorização para o fazer.
Estes dois agentes foram-se embora dali, mas voltaram poucos minutos depois com reforços e procederam à detenção de Toledo. Nessa altura gerou-se grande alvoroço entre as pessoas que se encontravam na zona a gozar as festas, que acusaram os agentes de abuso de poder.
A tensão foi tal que os agentes estiveram a ponto de carregar sobre os que ali protestavam contra o seu procedimento. Os polícias puseram os capacetes e fizeram questão de exibir o material antimotim.
Notícia completa: Gara