quarta-feira, 22 de julho de 2009

Repressão e presos políticos


Duas jovens detidas em Santutxu por levarem autocolantes a favor dos presos políticos
De acordo com testemunhas oculares, os factos ocorreram no domingo por volta das 10h da manhã, na Iturriaga kalea, junto à herriko taberna de Santutxu (Bilbau). As jovens passaram junto a um grupo de ertzainas que vigiavam uma operação de assistência médica e os polícias, depois de as terem mandado parar, fizeram questão de que elas retirassem os autocolantes de solidariedade com os presos de Santutxu. Como elas se recusaram e como não levavam consigo documentos de identificação, foram detidas.

De acordo com as testemunhas, a detenção foi violenta; depois, as jovens foram levadas para a esquadra de Deustu, onde as obrigaram a despir-se, as inspeccionaram e fotografaram. Foram acusadas de "desobediência grave" e de "enaltecer o terrorismo", e ainda lhes disseram que corriam o risco de passarem até dez anos na prisão, pois tratava-se de "um assunto político".
As jovens algortarras saíram em liberdade nesse mesmo dia, à tarde.

De acordo com fontes da defesa, os ertzainas da esquadra de Deustu exerceram vários tipos de pressões sobre as jovens, no sentido de abdicarem dos seus direitos, como o direito à assistência médica, a prestar declarações em euskara, a serem assistidas por um advogado euskaldun e/ou da sua confiança e a dispor da cópia do processo aberto contra elas; em todos esses casos deparam com obstáculos, e ainda lhes foi dito que corriam o risco de passar a noite na esquadra.

Fonte: ukberri.net via kaosenlared.net

Sebas Lasa há nove dias em greve de fome
O preso político donostiarra Sebas Lasa foi espancado por funcionários da prisão espanhola de Puerto I no dia 13 deste mês, tendo depois iniciado uma greve de fome para denunciar esse facto e as más condições do estabelecimento. De então para cá já perdeu 6 kg. Como forma de protesto contra o espancamento e em solidariedade com Lasa, todos os presos políticos bascos que se encontram em Puerto I vão cumprir um jejum na quinta e na sexta-feira.

Fonte: askatu.org

Errotxapea prepara-se para receber Abel Castillo, que já se encontra em liberdade
O preso político Abel Castillo, habitante do bairro de Errotxapea (Iruñea), acaba de cumprir integralmente (ontem) a pena a que foi condenado no Estado francês e já se encontra em liberdade. Abel foi detido em 2003 e acusado de pertencer à ETA. Passou os últimos anos na prisão de Joux La Ville, onde era o único cidadão basco preso.


O habitante de Errotxapea foi hoje expulso do território francês, pelo que amigos, amigas e familiares se deslocaram a vários pontos da fronteira para o esperar. Outras pessoas dirigiram-se a alguns aeroportos, já que em noutras ocasiões as autoridades francesas enviaram os presos de avião para Madrid.
E foi mesmo este o meio que as autoridades gaulesas escolheram, já que o iruindarra foi enviado para Barajas. Depois da chegada ao aeroporto madrileno, Abel Castillo, que não tem nenhum processo pendente no Estado espanhol, ficou em liberdade e esperava-se que regressasse a Errotxapea ontem à tarde.
Fonte: apurtu.org