quinta-feira, 30 de julho de 2009

Repressão II


O movimento juvenil convoca uma manifestação nacional para 7 de Agosto em Donostia
Iker Acero, Alberto Martínez e Arkaitz Artola, detidos na operação contra a Gaztesarea, continuam em poder da da Guarda Civil. O movimento juvenil convocou uma manifestação nacional para o próximo dia 7 e Agosto em Donostia e criou um blog para conseguir apoios.

Prevê-se que Iker Acero, Alberto Martínez e Arkaitz Artola, detidos ontem pela Guarda Civil no âmbito da operação contra a Gaztesarea, sejam presentes amanhã a um juiz, segundo informou o Movimento pró-Amnistia.
O portal juvenil, que continua a funcionar, criou um blog para arrecadar mostras de solidariedade, que foram imediatas logo após o início da operação.

Para além disso, o movimento juvenil convocou para dia 7 de Agosto uma manifestação nacional em Donostia, às 18h, a partir do Boulevard, com o lema "Sistema eta errepresioaren aurrean... Ekin dezagun batera!" [Face ao sistema e à repressão... Trabalhemos juntos!].
O movimento juvenil prevê realizar amanhã em Bilbau uma conferência de imprensa para fazer uma avaliação dos acontecimentos.

Fonte: Gara

A Audiência Nacional recusa o arquivamento do processo contra o Egunkaria
A Audiência Nacional espanhola recusou arquivar o processo contra o Euskaldunon Egunkaria, como tinha sido pedido pela defesa e pela Procuradoria, pelo que cinco pessoas se vão sentar no banco dos réus acusadas de "integração" na ETA. Das sete inicialmente acusadas após o encerramento do diário, em Fevereiro de 2003 - Martxelo Otamendi, Iñaki Uria, Txema Auzmendi, Joan Mari Torrealdai, Xabier Oleaga, Pello Zubiria e Xabier Alegria -, o tribunal de excepção já tinha afastado do processo Xabier Alegria e declarado prescrita a acusação no caso de Pello Zubiria.

Auto integral

Notícia completa: Gara