sexta-feira, 3 de julho de 2009

PreSOS


Retiram fotos de presos da herriko da Parte Velha de Bilbau

Ontem de manhã, agentes da Ertzaintza entraram na herriko taberna da Alde Zaharra de Bilbau e retiraram as fotografias dos presos bascos que ali havia, segundo referiram algumas testemunhas.
Disseram ainda que os agentes identificaram algumas pessoas que se encontravam no estabelecimento naquela altura.
Antes disso, efectivos da Polícia autonómica estiveram a proteger as brigadas de limpeza enquanto estas tapavam um mural, o qual foi novamente pintado assim que a Ertzaintza se foi embora.

Fonte: Gara

Três dos jovens detidos pela Polícia francesa foram levados para Paris


Ibai Agirrebarrena, Eneko Etxegarai e Gilen Goiti foram levados para Paris. Já Ekhi Erramundegi e Jon Goio, também presos na segunda-feira, foram postos em liberdade.

Situação actual dos detidos no âmbito da recente operação policial contra os jovens bascos em Ipar Euskal Herria [País Basco Norte]:

Joseba Agirrebarrena (Bidaxune) ASKE/Livre; Ibai Agirrebarrena (Bidaxune); Orkatz Arano (Beskoitze) ASKE/Livre; Gilen Goiti (Baiona); Harri Idoate (Ainhoa) ASKE/Livre; Eneko Etxegarai (Heleta); Txomin Catalogne (Suhuskune) ASKE/Livre; Aritz Ortino (crê-se que foi detido em Mugerre) ASKE/Livre; Marco Delizy (Suhuskune) ASKE/Livre; Ekhi Erramundegi (Baiona) ASKE/Livre; Jon Goio (Baiona) ASKE/Livre; Xan Beyrie (Kanbo) ASKE/Livre.

Ontem houve mobilizações de protesto em Baiona (150 pessoas), Kanbo (100 pessoas) e Tolosa (200 pessoas).

Fonte: askatu.org
Na foto: manifestação em Tolosa

O preso político Lander Fernández saiu hoje em liberdade

Estará o estimado leitor lembrado? Acosso, vigilância e aliciamento policiais; recusa do aliciado e
valente sova, a que se seguiu conferência de imprensa a denunciar toda esta tão democrática situação – sim, porque ficámos agora a saber, via Tribunal dos Direitos Humanos de Estrasburgo, que «Espanha» e as forças da ordem ao seu serviço são um poço sem fundo de DEMOCRACIA. Como consequência de tão transbordante estado democrático, depois da denúncia e de umas férias na Venezuela, Lander Fernández, que é de Santutxu (Bilbau), foi preso em Barajas, presente a tribunal e enviado para o resort de Soto del Real. DEMOCRACIA. Agora, em troca de 40 000 euros é posto em liberdade. Eutsi gogor!

Fonte: askatu.org