sábado, 4 de julho de 2009

O fascismo mostra as garras: comité de solidariedade florentino atacado pela Polícia italiana


Não ao terrorismo de estado contra Euskal Herria!

Mensagem de todos os comités solidários italianos com Euskal Herria:

Na noite de 30 de Junho para 1 de Julho, em Firenze/Florença, os Carabinieri sequestraram dois companheiros que trabalham no CPA Firenze Sul: um companheiro basco e um companheiro dos EHL Firenze [Florença], o comité florentino de solidariedade com o País Basco.

Foram ambos interceptados por militares na rua, por homens à paisana que os ameaçaram e lhes apontaram armas à cabeça. Logo de seguida, chegaram mais patrulhas, agitando as suas metralhadoras e alimentando o clima de terror criado.

Depois de terem imobilizado e revistado os nossos companheiros – em busca de armas que não encontraram –, levaram-nos para o quartel; enquanto o companheiro florentino do EHL foi posto em liberdade algumas horas depois, o companheiro basco foi mantido sob sequestro, com a desculpa de que era um militante da ETA na posse de documentos falsos.

No dia 1 de Julho, à tarde, também ele foi posto em liberdade, depois de lhe fazerem um teste às impressões digitais e à saliva, afirmando na acta que se tinha tratado de um “engano”.

Como Comités de Solidariedade com o País Basco, activos em toda a Itália, sentimo-nos extremamente afectados por estes graves acontecimentos.

Andamos há vários meses a trabalhar em diversas actividades de denúncia das condições antidemocráticas que o povo basco sofre, que vê sistematicamente negada pelos estados espanhol e francês qualquer possibilidade de decisão autónoma do seu próprio futuro.

Interpretamos esta montagem de Firenze, como um claro acto de intimidação contra o trabalho que temos estado a desenvolver.

O facto de a montagem ter tido um “final feliz” e o facto de a enésima campanha de criminalização não ter tido qualquer cobertura por parte da comunicação social não reduz em nada a gravidade dos acontecimentos; mais ainda, evidencia como os estados europeus estão interessados em construir este tipo de operações para atacar a luta em prol do País Basco.

Apesar de a situação repressiva contra a esquerda independentista basca ser cada vez mais grave, temos visto aumentar a solidariedade a nível internacional com o Movimento independentista basco.

As actividades que se desenvolveram e que se estão a desenvolver, nos diferentes lugares do mundo, para apoiar a sua justa luta podem meter seriamente em causa o isolamento a que os estados francês e espanhol querem votar a esquerda abertzale, com o objectivo de a debilitar e de abrir o caminho a uma solução puramente militar do actual conflito – algo que ambos os estados ocupantes tanto querem.

Queremos confirmar que este tipo de intimidações, este novo acto de terrorismo de estado, de guerra suja contra o País Basco, que desta vez ocorreu em Firenze, não só não nos desvia do nosso trabalho como nos dá mais ânimo para intensificar os nossos esforços no sentido de tornar impraticável a estratégia militar dos estados, e de os levar a reconhecer as causas do conflito, primeiro e inevitável passo para uma justa resolução, de forma a que o povo basco tenha o direito a decidir o próprio futuro.

Solidariedade com os companheiros sequestrados!

Trabalhemos no apoio ao Movimento de Libertação Nacional Basco!

Euskal Herria não caminha só!


Itália, Julho de 2009

Fonte: askapena.org

Hamaika herri, borroka bakarra! Tantos povos, uma só luta!