quarta-feira, 22 de outubro de 2008

As obras do TGV em Abadiño vão destruir um ‘baserri’ construído há 350 anos


A AHT Gelditu Elkarlana de Durangaldea fez saber que as obras de construção do Comboio de Alta Velocidade em Abadiño estão a destruir bosques de carvalhos e pinhais, e que vão obrigar à demolição de uma casa rural com cerca de 350 anos, além de afectar um caminho de meados do século XIX.

Numa conferência de imprensa realizada ontem, representantes da plataforma ecologista informaram que as obras deste macro-projecto estão a causar “danos de grandes dimensões” à paisagem, com o abate de inúmeras árvores e movimentos de terra consideráveis.

Para além disso, lamentaram o estado em que se encontra a família que vive na casa rural tricentenária de Mendilibar Erdikoa, que, de acordo com o projecto, deverá ser demolida para $e poder construir um dos túnei$ do TGV, no tramo entre Abadiño e Durango. A família reside neste edifício desde finais do século XIX.

Assim, depois de criticarem com dureza a “falta de respeito” que os promotore$ deste projecto mostram para com o modo de vida rural, referiram que muitas casas rurais irão ficar dentro da zona de influência electromagnética e acústica que este comboio vai gerar, o que “pode acarretar sérios riscos para a saúde” dos seus habitantes.

Manifestação
A AHT Gelditu Elkarlana convocou uma manifestação para este domingo contra as obras que, segundo informaram, irão afectar também o caminho de Mendiola, que data de meados do século XIX.

Fonte: Gara
Texto integral da conferência [eus / cast]: Durangaldeko_AHT_Gelditu_Elkarlana