domingo, 19 de outubro de 2008

PSN vem gabar-se de vetar debate sobre tortura no Parlamento

Logo após saber da iniciativa do NaBai para que os familiares dos jovens detidos durante estas últimas semanas em Nafarroa compareçam na Comissão Especial de Convivência e Solidariedade do Parlamento navarro, o secretário da Organização do PSN, José Luis Izco, convocou na sexta-feira uma conferência de imprensa de urgência para criticar essa atitude, e sublinhou de maneira taxativa que o seu partido não irá permitir que isso ocorra.

Questionado pelo GARA acerca da sua opinião sobre o facto de 12 dos últimos 15 detidos no herrialde [território histórico] terem sido enviados para a prisão com base em declarações alcançadas na esquadra, que posteriormente negaram na presença do juiz argumentando terem sido torturados ou maltratados, Izco limitou-se a responder que, “se houvesse algum indício de tortura, não tenho a menor dúvida de que a Justiça esclareceria os factos”.

Familiares acusam a UPN e o PSN de «legitimar a tortura, não em Guantánamo, mas em Iruñea»

Enquanto a UPN e o PSN vetavam o debate sobre a tortura no Município de Iruñea [Pamplona] e o vereador da esquerda abertzale Mikel Gastesi era expulso da sessão plenária, cerca de meia centena de pessoas – entre elas familiares e amigos dos jovens encarcerados após as últimas operações policiais – concentrava-se às portas da sede municipal para exigir a erradicação das práticas de tortura e maus tratos.

Levando uma faixa em que se podia ler «Torturarik ez, No a la tortura» [Tortura, não], Patxi Sueskun, pai do iruindarra recentemente encarcerado Gorka Sueskun, criticou “a falta de vontade para acabar com os maus tratos” por parte dos partidos liderados por Miguel Sanz e Roberto Jiménez. Acusou a UPN e o PSN de “legitimar a tortura já não em Guantánamo, na Turquia ou no Iraque, mas aqui mesmo, em Iruñea”.

Nesse sentido, recordou como dado esclarecedor que, dos últimos 15 navarros detidos e mantidos sob incomunicação no herrialde, “pelo menos 12 denunciaram tortura na presença do juiz” e que, paralelamente, “a maioria assinou declarações policiais dando-se como culpado e acusando terceiras pessoas”.

Expulsam Mikel Gastesi da sessão plenária por dar sacos aos vereadores

O edil da esquerda abertzale en Iruñea, Mikel Gastesi, foi expulso da sessão plenária municipal por dar sacos de plástico aos porta-vozes da UPN e do PSN como crítica pela sua atitude face às denúncias de tortura nas esquadras.

Os factos aconteceram no momento em que a também vereadora abertzale Mariné Pueyo chamava a atenção para a necessidade de o Pleno municipal impulsionar as medidas propostas por organizações como a Amnistia Internacional e a ONU para evitar a prática da tortura.
O vereador do PSN Eduardo Vall respondeu atirando os sacos para o chão, tendo então a autarca Yolanda Barcina pedido a Gastesi que os apanhasse. Como este se recusou, ela decidiu expulsá-lo.

Asier VELEZ DE MENDIZABAL

Fonte: Gara

Declarações de Patxi Sueskun, pai de Gorka Sueskun, jovem navarro recentemente detido e encarcerado, em frente ao Município de Iruñea [Pamplona].

Fonte: Apurtu