sábado, 25 de outubro de 2008

Reunião da Etxerat com delegados sindicais e 2000 pessoas na rua em defesa dos direitos dos presos


Etxerat reúne-se com delegados sindicais e convoca mobilizações

Após a reunião mantida com diversos delegados sindicais ontem de manhã em Elorrio, Mattin Troitiño e Jone Artola, em representação da Etxerat, associação de familiares de presos políticos bascos, deram a conhecer os detalhes da reunião e convocaram diversas mobilizações.
Segundo fizeram saber, os familiares dos presos políticos irão contactar também outros agentes sociais e os cidadãos em geral nas próximas semanas em busca de compromissos.
“Pusemos os delegados e as delegadas ao corrente da realidade que estamos a viver com os nossos familiares”, referiu Troitiño, tendo depois recordado que há 14 presos políticos bascos com doenças graves, 24 que cumpriram integralmente a pena, e aproximadamente 170 que cumpriram 3/4 ou 2/3 da pena. Lembrou ainda que a política de dispersão continua em vigor.

Para exigir a libertação dos presos com doenças graves, a Etxerat vai realizar no dia 31 de Outubro, às 12h00, concentrações nos principais hospitais: Oncológico e Donostia (Donostia), Txagorritxu e Santiago (Gasteiz), Basurto, Cruces e Galdakao (Bizkaia), Saint Leon (Baiona).
Por outro lado, e para exigir a libertação dos presos que já cumpriram a pena, convocaram concentrações para dia 14 de Novembro, às 12h00, em frente aos tribunais de Barakaldo, Bilbau, Gasteiz, Donostia e Iruñea.
“Porque estamos convencidos e convencidas de que entre todos e todas poderemos mudar esta situação, apelamos de maneira especial a toda a sociedade basca para que adira a essas concentrações”, concluíram.

Fonte: Gara

Mais de 2000 pessoas concentraram-se pelos direitos dos presos

Dezenas de mobilizações trouxeram para a rua, ontem à tarde, mais de 2000 pessoas em defesa dos direitos dos presos políticos bascos, de acordo com os dados recolhidos pelo GARA. Os ajuntamentos mais concorridos foram o de Gasteiz, em que participaram 446 pessoas, e o de Iruñea, que juntou 328. Em Donostia contabilizaram-se 280.

Também bastante participadas foram as concentrações em Ondarroa (200), Algorta (120) ou Bilbau, mais precisamente em frente à Sabin Etxea (120).
Houve ainda protestos e mostras de solidariedade com os perseguidos políticos bascos em todas estas localidades: Zornotza (72), Lizarra (48), Getaria (30), Legorreta (17), Ortuella (23), Tafalla (54), Bera (15), Lazkao (84), Mutriku (52), Oñati (50), Arbizu (48), Mundaka (23), Elizondo (50), Ugao (28) e Etxarri-Aranatz (43).

Fonte: Gara