quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Os alaveses vão reivindicar as suas marcas de identidade a 15 de Novembro em Gasteiz

Uma dezena de pessoas ligadas à esquerda abertzale de Araba apresentou ontem um manifesto com o título «Ni banaiz Arabakoa!» [Eu sou de Araba!], em que defendem “as nossas marcas de identidade, tanto de Araba como de Euskal Herria”, e apelando aos cidadãos que participem na manifestação que terá lugar a 15 de Novembro em Gasteiz.

Ni banax Arabacoa!, exclamava Joan Pérez de Lazarraga por volta de 1564, do mesmo modo que hoje dizemos orgulhosos: Gu bagara Arabakoak!” [Nós somos de Araba!]. Começa dessa forma o manifesto ontem apresentado por doze pessoas que são referências da esquerda abertzale em Araba.

Nesse manifesto, mostram-se “preocupados” com o “claro retrocesso que as nossas marcas de identidade, tanto de Araba como de Euskal Herria, sofrem nas mãos das autoridades alavesas”.

O texto é composto por cinco partes distintas, nas quais descrevem a problemática que observam com especial relevo no herrialde.
Por um lado, “o euskara continua a ser de Araba”, e por isso o manifesto exige às instituições que “adoptem medidas concretas” para que se dê “uma verdadeira normalização” do idioma.

“Está na hora de dar passos para a reintegração de Trebiñu em Araba e respeitar assim a vontade dos trebiñeses”, defende o manifesto na segunda parte.

Por outro lado, e fazendo referência ao contexto da crise económica, exigem que as instituições “desenvolvam uma política de qualidade que garanta os direitos da mulher, bem como dos sectores sociais e da classe trabalhadora”, deixando de lado os actuais “cortes no serviço público e a política de privatização”.

“A diversidade é a nossa maior riqueza”, afirma-se no comunicado, em que se apela às instituições para que impulsionem um "desenvolvimento equilibrado” da diversidade “entre terras e cuadrillas [comarcas de Araba], culturas, proveniências e cores”.

Na última secção, afirma-se que “Araba faz parte de um povo que não esquece a sua história”, e faz especial menção tanto às “vítimas de 3 de Março como ao conjunto de perseguidos políticos”.

Convocatória
Por último, refere que, “apesar de as instituições desejarem construir uma Araba diferente, queremos reivindicar com orgulho o que fomos, somos e seremos”.
Por isso, e com o lema «Ni banaiz Arabakoa!», no próximo dia 15 de Novembro terá lugar uma manifestação em Gasteiz, que partirá às 19h00 da praça Bilbo.

Fonte: Gara