quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A Orreaga Taldea organiza um ciclo de mesas-redondas com o propósito de «reconstruir a razão política»

Com o título «A reconstrução da razão política, uma arma para a liberdade», a Orreaga Politikarako Iritzi Taldea organizou um ciclo de mesas-redondas que contarão com participantes como Antonio Álvarez-Solís, Kepa Anabitarte, Koldo Martínez Garate, José Luis Orella Unzue ou Joseba Ariznabarreta.

O propósito destes eventos, que terão lugar esta segunda-feira em Donostia e no próximo dia 6 de Novembro em Bilbau, é reunir em volta de uma mesa “gente que tem algo para dizer sobre a situação política que este país atravessa e que quer contribuir para a liberdade deste povo”.

A situação política actual é, na perspectiva da Orreaga, “um deambular errático sem norte estratégico”. Referem que o sistema estatutário e as autonomias ou regimes que se possam promover são “um beco sem saída e uma armadilha”. Mais ainda, afirmam que este tipo de actuações implicará “uma morte indolor para nosso povo”.
Com as mesas-redondas, pretendem denunciar esse tipo de fins e “exigir a necessidade de recuperar a razão política”. Na Orreaga asseguram que se deve “sair, com urgência, da lógica do ocupante” e, para tal, “tentarão funcionar como contrapeso”, concluem.



Na segunda-feira em Donostia
A Orreaga quis convidar os “abertzales mais fervorosos” a participar nas mesas-redondas. A primeira delas terá lugar na segunda-feira, a partir das 19h00, no Koldo Mitxelena Kulturunea, em Donostia. A mesa-redonda de Bilbau decorrerá a 6 de Novembro, no Manu Robles-Arangiz Institutua.

Fonte: Gara