domingo, 12 de outubro de 2008

Mobilizações a favor dos direitos dos presos


Como é habitual às sextas-feiras, as mobilizações a favor dos direitos dos prisioneiros sucedem-se por todo o território de Euskal Herria, e assim ocorreu nesta última. 30 pessoas concentraram-se em Antzuola; 25 em Berriz; 28 em Mundaka; 44 em Lizarra; 130 em Ondarroa; 65 em Eibar; 23 em Ortuella; 135 em Zarautz; 215 em Orereta; 534 em Gasteiz; 28 em Ugao; 76 em Lazkao; 72 em Zornotza; 22 em Gatika; 324 em Iruñea; 40 em Elgoibar e em Arbizu; 72 em Etxarri-Aranatz; 60 em Oñati; 52 em Tafalla; 80 em Bergara; 54 em Lezo; 18 em Bera; 98 em Barañain e 27 em Elizondo. Em Orereta, além do mais, 70 pessoas denunciaram o “estado de excepção” perante o PSE, que cumpre 25 anos de governação, e 47 pessoas juntaram-se em Legorreta pelo mesmo motivo.

Fonte: Gara

Dispersão: familiares de Ane Lizarralde sofreram um acidente quando se dirigiam para a prisão de Jaén

Os familiares da presa bilbaína Ane Lizarralde sofreram ontem de manhã um acidente rodoviário quando se dirigiam para a prisão de Jaén. O sinistro ocorreu em Tudanca (Burgos), quando o veículo em que seguiam, por causas ainda desconhecidas, embateu contra o separador central da via. Apesar do aparato e dos danos bem visíveis na viatura, os quatro ocupantes – a irmã de Lizarralde, o companheiro e os filhos desta – saíram ilesos.
No entanto, o percalço impediu que os familiares pudessem chegar à prisão de Jaén (Andaluzia), fazendo assim com que perdessem a única visita “frente a frente” que é concedida à presa política durante o mês.
Por outro lado, para exigir o reconhecimento dos direitos dos presos políticos bascos, 40 pessoas concentraram-se ontem em Hondarribia.

Fonte: Gara