sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Joxean Lasa e Joxi Zabala hão-de ser recordados

Estes dois militantes da ETA, refugiados políticos em Baiona, foram ali raptados pelos GAL a 16 de Outubro de 1983. Brutalmente torturados, executados a tiro e enterrados em cal viva numa vala perto de Alicante / Alacant, a identificação dos seus corpos só viria a ter lugar 12 anos depois, em 1995.
Ninguém esquece as brutais cargas da polícia espanhola sobre os milhares que se deslocaram ao aeroporto de Hondarribia para participar na recepção aos restos mortais e, depois, em Tolosa, no cemitério, sobre os próprios familiares.
Cinco dos assassinos foram condenados a pesadas penas, de muitos e muitos anos, no culminar de um processo que decorreu entre 1999 e 2000 na Audiência Nacional espanhola. Mas foram espantosamente ilibados das acusações de pertença a grupo armado e da prática de tortura. Uns mesitos depois, estavam cá fora. Sofriam de depressão e coisas afins. A guerra suja manifesta(va)-se ainda bastante porca...
No 25.º aniversário do assassínio de Joxean Lasa e Joxi Zabala, estão previstas diversas cerimónias evocativas em Tolosa, incluindo uma oferenda floral e uma manifestação.