terça-feira, 7 de outubro de 2008

A polícia espanhola detém mais quatro jovens em Iruñea


A polícia espanhola deteve ontem mais quatro jovens em Iruñea [Pamplona], no âmbito da operação iniciada a 30 de Setembro, na qual já tinham sido detidos outros quatro jovens na capital navarra e em Barañain.

De acordo com um comunicado emitido pelo Ministério espanhol do Interior, os detidos são Iñaki Marin Mercero, Mikel Marin Irurozki, Diego Javier Octavio Martikorena e Iker Aristu, sobre quem pende a costumeira acusação de pertencer à organização juvenil Segi e de praticar actos de kale borroka, ainda que nenhum deles seja especificado.

Em pleno dia

Por volta das 17h00, a Askatasuna fez saber que o jovem habitante do bairro de Iturrama Iker Aristu tinha sido preso na Avenida de Baiona, no bairro de Donibane.

O GARA conseguiu saber, através de testemunhas oculares, que ele foi abordado ao sair de casa, que lhe puseram um capuz e que o meteram num veículo policial. Segundo consta, o jovem trabalha há alguns dias no bar Ezpala, em Iturrama, que foi inspeccionado na semana passada. E já tinha notado que andava a ser seguido durante todo o dia.

Alguns minutos depois, uma outra testemunha dava conta da detenção de Mikel Marin, outro morador de Iturrama. No entanto, a delegação do Governo espanhol em Nafarroa negou à agência EFE qualquer conhecimento sobre as detenções, na mesma altura em que outras fontes oficiais confirmavam apenas a de Aristu.

Foi só ao fim da tarde que o Ministério espanhol do Interior veio prestar esclarecimentos sobre as detenções dos quatro jovens iruindarras, dando a conhecer as suas identidades. Não constava que houvesse testemunhas, nem se especificava o local em que tinham ocorrido, nem qualquer outro dado. A nota oficial informava que as inspecções dos domicílios dos detidos se iam iniciar à noite.

Fonte: Gara