sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Ex-vereador donostiarra Iñigo Balda na AN espanhola por causa do comício de Anoeta, em 2004


O ex-vereador abertzale de Donostia Iñigo Balda, actualmente encarcerado, depois da operação policial massiva contra o Batasuna em Outubro de 2007, compareceu ontem na Audiência Nacional espanhola na qualidade de testemunha, na fase instrutória do processo comandado pelo juiz Eloy Velasco sobre o comício realizado no Velódromo de Anoeta em Novembro de 2004, no qual Arnaldo Otegi, Joseba Permach e Joseba Álvarez figuram como acusados.
Na quarta-feira, a Procuradoria, a defesa e a acusação particular exercida pelo Foro de Ermua participaram no visionamento do referido comício, em que o Batasuna apresentou uma metodologia concreta para o processo político. Ontem, três pessoas tiveram que comparecer na qualidade de testemunhas. A histórica militante abertzale Itziar Aizpurua também foi citada em primeira instância, mas a sua comparência acabou por ser suspensa pelo tribunal.

Balda foi interrogado sobre as diligências efectuadas para alugar o Velódromo de Anoeta, coisa que afirmou desconhecer, embora tenha reconhecido que lhe pediram ajuda, em virtude da experiência que adquiriu a esse respeito na condição de eleito público.

Processamento
No mesmo tribunal especial-excepcional, um outro juiz, no caso, o magistrado Santiago Pedraz, processou ontem o jovem de Gasteiz Alainde Hernández.
Este jovem foi detido por guardas civis à paisana em Agosto, acusado de cometer actos de kale borroka; desde então encontra-se em liberdade provisória.

Fonte: Gara