quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Presos políticos bascos


Zigor Goieaskoetxea saiu em liberdade e sem acusações

O militante do Batasuna Zigor Goieaskoetxea, detido na segunda-feira em Biarritz, saiu ontem em liberdade e sem acusações.

Tal como na véspera, uma centena de pessoas concentraram-se ontem na praça Clemenceau, em Biarritz, para exigir a liberdade de Zigor Goieaskoetxea, detido na segunda-feira passado quando saía de casa.
Durante o dia, nada se soube sobre a sua situação, excepto o facto de lhe terem prolongado o período de detenção. Os advogados e a família nem sequer puderam confirmar se realmente se encontrava detido na esquadra de Baiona. O único dado fiável foi o que comunicou a companheira do militante do Batasuna, que pôde ver que o auto da sua detenção tinha sido ordenado pela juíza Laurence Le Vert.
Desconhecem-se mesmo assim as razões apresentadas pela magistrada parisiense para justificar a detenção, nem se sabe se existe uma solicitação específica de euro-ordem contra o militante abertzale, ainda que essa probabilidade tivesse vindo a ser considerada nas últimas semanas, uma vez que o juiz Garzón o tinha intimado, juntamente com Jon Goio, a comparecer na Audiência Nacional no âmbito do processo de financiamento do EHAK.
Na operação contra o Batasuna de 24 de Setembro, a polícia francesa tentou deter Goieaskoetxea e Goio, mas não os encontrou nos seus domicílios. Duas semanas mais tarde, os dois militantes surgiam rodeados de representantes de diversas organizações políticas, sindicais e sociais, e afirmavam a determinação em prosseguir a sua militância política “apesar do risco de serem detidos”.

Fonte: Gara

Em Orkoien, convocam uma greve para exigir a liberdade de Mikel Jiménez

Trabalhadores da MAPSA S. Coop de Orkoien solidarizaram-se com os últimos detidos, e em especial com o seu colega Mikel Jiménez, encarcerado em Soto del Real. Manifestaram-lhe o seu apoio e apelaram à participação na greve convocada para hoje, entre as 13h30 e as 14h30, para exigir a sua libertação. Ontem, em Errotxapea [bairro de Iruñea (Pamplona)] manifestaram-se 32 pessoas, e em Atarrabia 31.

Fonte: Gara

Paris entrega Andoni Eraso Otegi a Madrid

As autoridades francesas entregaram hoje ao Estado espanhol Andoni Eraso Otegi, que foi levado para Audiência Nacional, o tribunal de excepção espanhol.

O preso político Burlatarra Aitor Torrea foi posto em liberdade (eus)

O tolosarra Andoni Eraso Otegi, de 33 anos, que foi detido pela polícia francesa em Setembro de 2002 e está a cumprir no Estado francês uma pena de oito anos de prisão, a que foi condenado pelo Tribunal Correcional de Paris, foi cedido de forma temporária à Audiência Nacional espanhola.
Os tribunais número 1, 3, 4 e 5 desse tribunal especial exigem a sua presença para a realização de diversos julgamentos.

Fonte: Gara

Em Laudio, renovam o mural em defesa da Amnistia

Esta apelativa reivindicação foi realizada em Laudio há 15 anos, tendo sido agora renovada. Quiseram assim deixar claro que a exigência de Amnistia continua vigente.

Fonte: Askatu