segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A polícia francesa prendeu Zigor Goieaskoetxea em Biarritz


A polícia francesa deteve hoje de manhã, em Biarritz, o membro do Batasuna Zigor Goieaskoetxea, quando este saía de casa.

A detenção de Zigor Goieaskoetxea ocorreu por volta das 12h00, em Biarritz, à saída da sua casa. Em seguida, o detido foi levado para a esquadra de Baiona, segundo fez saber o Movimento Pró-Amnistia.

De acordo com esta mesma fonte, a polícia também revistou o carro de Goieaskoetxea. E a detenção foi efectuada por ordem da juíza Laurence Le Vert.

Goieaskoetxea e Jon Goio tomaram a decisão de não responder a uma intimação da Audiência Nacional espanhola, e pouco depois disso o tribunal de excepção emitiu uma euro-ordem contra eles.

A 24 de Julho, na sequência de uma operação dirigida pelas juízas Levert e Houyvet, a polícia francesa tinha ido até às suas casas, mas sem encontrar nenhum deles.

Os dois militantes do Batasuna apareceram recentemente, numa concentração que teve lugar na quinta-feira, e sublinharam a continuidade do seu compromisso e do seu trabalho político. Receberam inúmeros apoios de natureza política e social.

Às 18h30, na praça Clemenceau, em Biarritz, houve uma concentração para denunciar a detenção.

Fonte: Gara