sábado, 4 de outubro de 2008

Acosso: AN espanhola intima quatro pessoas a declarar por causa do comício de Anoeta, em 2004


O juiz da Audiência Nacional espanhola Eloy Velasco intimou quatro pessoas a prestar declarações no âmbito de um processo relacionado com o comício que teve lugar no Velódromo de Anoeta em Novembro de 2004, no qual a esquerda abertzale apresentou a que ficou conhecida como Proposta de Anoeta.

Fontes jurídicas citadas pelas agências EFE e Europa Press revelaram que o juiz Eloy Velasco intimou a prestar declarações na próxima quinta-feira, 9 de Outubro, três pessoas que estiveram presentes no comício realizado no Velódromo de Donostia a 14 de Novembro de 2004, no qual a esquerda abertzale apresentou a chamada Proposta de Anoeta, «Orain herria, orain bakea» [agora o Povo, agora a Paz].
Velasco também intimou, para 16 de Outubro, a histórica militante abertzale Itziar Aizpurua.
Antes de proceder aos interrogatórios, no dia 8 de Outubro o magistrado visionará o vídeo do comício.

Neste processo estão acusados Arnaldo Otegi, Joseba Álvarez e Joseba Permach, pelos delitos de “enaltecimento do terrorismo” e “reunião ilegal”. Contra Otegi, pesa ainda uma acusação de “desobediência grave” ao Supremo Tribunal, que declarou o Batasuna ilegal em Março de 2003.
Todos eles já prestaram declarações como acusados perante o juiz Félix Degayón, a 3 de Fevereiro de 2006.
Com estas novas diligências, o magistrado acede à demanda realizada pelo Foro de Ermua, que se apresenta no processo como acusação particular.

Fonte: Gara