terça-feira, 21 de outubro de 2008

Jorge Oteiza: actividades no centenário do seu nascimento



Em virtude de passarem agora cem anos sobre o nascimento do escultor oriotarra Jorge Oteiza, ao longo desta semana haverá diversas actividades em sua homenagem.

Hoje, 21 de Outubro, cumpre-se o primeiro centenário do nascimento do escultor oriotarra Jorge Oteiza, que será lembrado através de inúmeras actividades na sua terra natal, até dia 27 de Novembro.

Por seu lado, o Museu de Navarra acolhe desde hoje, e até sexta-feira, o primeiro congresso internacional dedicado a Jorge Oteiza. 25 intervenções científicas, 13 dissertações e 12 comunicações, irão analisar o pensamento estético e a evolução da obra do oriotarra.
«Oteiza e a Crise da Modernidade» é o título deste primeiro congresso sobre o escultor, que constituirá o evento central na comemoração do centenário do artista. Pedro Manterola, antigo director do Museu Oteiza e da cátedra Oteiza da Universidade Pública de Navarra, terá a seu cargo a conferência de encerramento, em substituição de Francisco Calvo Serraller. As sessões da tarde serão abertas ao público e de acesso gratuito.

Os eventos ligados ao centenário completam-se com as actividades que terão lugar no Museu Oteiza, que irá celebrar as suas jornadas de portas abertas entre os dias 21 e 26 de Outubro, e que oferecerá visitas guiadas gratuitas e actuações musicais nos dias 25 e 26.

Exposição em Donostia
Convém ainda recordar que a sala Cubo do Kursaal donostiarra acolhe durante estes dias uma “não exposição” dedicada ao artista de Orio.

Fonte: Gara

Na imagem: Detalhe dos Jorge Oteiza Frontoiak, em Azkoitia, Gipuzkoa.