sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Paris dá luz verde à euro-ordem contra Fano e Lizarraga


O Tribunal de Apelação de Versalhes aprovou a entrega de Unai Fano e Maria Lizarraga ao Estado espanhol, que eram alvo de um mandado europeu emitido pela justiça espanhola.

Fontes ligadas ao caso referiram que o Governo francês terá a seu cargo a execução da decisão judicial, embora antes tenha que resolver o recurso que a defesa de Fano e Lizarraga prevê apresentar.
Xantiana Cachenaut, uma das advogadas, fez saber que irá apelar ao Supremo Tribunal do Estado francês, formalizando um recurso que deve ser apresentado em menos de três dias.

Na audiência realizada no passado dia 17 no Tribunal de Apelação de Versalhes, a Procuradoria tinha solicitado a entrega dos dois detidos ao Estado espanhol, que havia recorrido ao procedimento de “denúncia oficial”.
Este procedimento, que permite agilizar a entrega dos acusados ao país que emitiu a euro-ordem, faz com que, neste caso, as autoridades francesas apresentem perante a justiça espanhola as acusações que pendem sobre Fano e Lizarraga no Estado francês, de modo a que estes sejam julgados por esses delitos no Estado espanhol.

Os dois cidadãos bascos foram detidos a 23 de Setembro, quando estavam acampados numa zona de floresta do departamento do Loire, na região central do Estado francês.

Segundo o Movimento Pró-Amnistia, as pessoas que se deslocaram até Paris para manifestar o seu apoio a Fano e Lizarraga puderam ver como fizeram sair estes últimos da Audiência aos empurrões. Lizarraga não consegue mexer o pescoço, inclusive, em virtude dos safanões que lhe deram.
Fonte: Gara