domingo, 12 de outubro de 2008

«Lan Egun Antifaxista», em Leioa, foi um êxito


Vários colectivos e companheiros de Euskal Herria juntaram-se para debater diversas questões como a necessidade de criar uma consciência antifascista e responder à ofensiva mediática do capitalismo.

Foi num ambiente de camaradagem antifascista que se desenrolaram esta manhã as actividades relacionadas com o Lan Egun Antifaxista, no Udondo Gaztetxea [centro juvenil de Udondo], em Leioa (Bizkaia).

Representantes do Boltxe Kolektiboa, Ahaztuak 1936-1977, EHK, GKB e Kaosenlared apresentaram diversas exposições, a que assistiram cerca de 30 pessoas.

Na dinâmica do debate, abordou-se a memória antifascista e a necessidade de evocar pessoas que deram as suas vidas na noite fascista espanhola (já terminou?). E a melhor homenagem que se pode prestar a essas pessoas é lembrar que, ao darem as suas vidas e os seus sonhos, não o fizeram por acaso, mas para defender um sistema mais justo, capaz de garantir a liberdade de pessoas, de povos e nações oprimidos, e que esse sistema é o socialismo. Por isso se fez menção a essa companheira exemplar que foi Rosa Luxemburgo e à plena vigência das suas palavras, no sentido de que hoje, mais que nunca, a escolha é entre socialismo ou barbárie.

Também se falou do modo como o sistema capitalista, pai do fascismo, usa os meios de comunicação para anular vontades e neutralizar respostas à sua exploração.


Em definitivo, uma boa iniciativa da Sare Antifaxista e um bom trabalho dos jovens do Gaztetxe de Leioa. Este é o caminho, o trabalho para a libertação do ser humano e dos povos, consciencializar todas e todos do carácter infame do capitalismo e da necessidade de acabar com ele.

Fonte: Kaosenlared

Para ver programa da jornada: SareAntifaxista

Sobre capitalismo et coetera [cas]: Alizia_Stürtze, no Gara