terça-feira, 28 de outubro de 2008

Da gula: polícia municipal de Iruñea apreende o chocolate quente destinado às crianças da Alde Zaharra


Na sexta-feira passada, organizou-se uma festa do chocolate quente na Alde Zaharra [Parte Velha] de Iruñea [Pamplona], como forma de terminar uma tarde de brincadeiras e de espectáculos destinados às crianças que se reuniram na San Frantzisko plaza. Quando os “responsáveis” pelo chocolate quente atravessavam a Udaletxe plaza com a panela, a polícia municipal mandou-os parar.

Argumentando que sem autorização é proibido distribuir alimentos na rua, compararam a festa do chocolate com a venda de chistorra [chouriço típico de Nafarroa]. Os “chocolateiros” explicaram à polícia que se tratava de uma iniciativa sem fins lucrativos, mas o agente que afirmou estar no comando determinou que a coisa devia acabar logo ali, e que não iam passar “a tarde toda atrás do chocolate”. Pegaram na panela e, depois de entrarem na Câmara Municipal, devolveram o recipiente vazio.

Quando a panela vazia chegou à praça, perante a estupefacção das mães e dos pais, explicou-se às crianças o que tinha acontecido. Apesar de tudo, a festa continuou para os mais pequenos, e desta forma a praça converteu-se na «Gaztetxiki», o gaztetxe [centro juvenil] na rua que a plataforma Iruñerria Piztera Goaz [vamos animar a comarca de Pamplona] anda a desenvolver.

Fonte: Gara

[Nota: não marginalize o leitor estimado e atento o ridículo, porque dele sempre poderá recolher algum ensinamento sobre o poder do chocolate, o estado actual de Euskal Herria e o estado do mundo.]